terça-feira, 29 de novembro de 2016

Internet caindo toda hora: como resolver?

No post anterior tivemos umas dicas para melhorar o sinal do Wi-Fi de sua casa, agora veja as dicas para resolver o problema da internet que cai toda hora:

[...]
Reinicie
Sim, essa é a dica mais básica de todas, mas também é uma das mais eficazes para resolver o problema. A dica é desligar o modem, esperar alguns minutos, e ligar novamente.



Problema no Wi-Fi

Como já é sabido, a conexão sem fio não é tão rápida e nem tão estável como a conexão usando o cabo LAN. Use um cabo deste tipo e verifique se a internet volta a funcionar de forma eficaz. Caso seja esse o problema, invista em um roteador melhor se quiser conectar-se por Wi-Fi.



Qualidade dos cabos

Se houver qualquer problema nos cabos que são conectados ao roteador, você poderá ficar sem internet ou com a conexão bastante prejudicada. Se houver oscilações de energia isso também pode ocorrer, já que o modem poderá ser desligado por apenas um segundo, o que já poderá deixar o usuário sem internet.



Troque o canal da rede Wi-Fi

Esse passo também pode resolver problemas envolvendo conexões lentas, mas é um pouco mais difícil de ser executado. Você precisará configurar novamente seu roteador pelo endereço padrão dele (que geralmente é 192.168.1.1). Lá, procure por Configurações (ou Settings) WLAN (ou Wireless) e altere o channel. Se quiser tentar, baixe o software inSSider, ou algum semelhante, para descobrir qual canal tendo o melhor desempenho.



Proteja sua conexão com senha

Se você usa Wi-Fi e ele não possui senha, pode ser que o problema seja o grande número de dispositivos conectados a sua rede. Imagine uma conexão de 5 Mbps com vários smartphones, televisores e computadores conectados. Todos de seus vizinhos. Não parece algo muito promissor, não é?



Programas, firewall e vírus

Se a internet está instável somente no seu computador, pode ser que ele possua algum programa ou malware que esteja afetando a internet. Teste em outros dispositivos como smartphones e tablets e veja se a conexão está ok. Verifique também se as configurações de firewall estão afetando a máquina.



Assistência especializada

Se nada disso deu certo, aí não tem muito o que fazer e você terá que pedir ajuda para a sua operadora de internet. Pode ser que o problema esteja afetando a sua região (nesse caso, checar com os vizinhos também pode ajudar). A sua linha telefônica também pode estar sofrendo alguma interferência ou outro problema técnico. Mas, calma. Não precisa dar uma de Liam Neeson no telefone.   (Reportagem do Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário